Make your own free website on Tripod.com

Monte Sinai

 
7 - É o Céu um lugar Real

 

 

 

1. Há uma grande indagação nas mentes de muitas pessoas hoje com respeito ao que se encontra para além do vale da sombra e da morte. Viveremos novamente? Existe um tal lugar como o que é chamado de "céu"? Milhões em muitas terras, contemplando os sofrimentos e injustiças neste velho mundo de pecado, realmente desejariam jamais terem nascido. Não seria bom, portanto, pensar no que a Bíblia fala com respeito a essa questão? Afinal de contas, as Escrituras Sagradas foram dadas para nossa direção aqui em baixo, e não somente isso, como nos concedem a promessa de um glorioso porvir.

Este mundo, é verdade, está repleto de vício, crime, impiedade e corrupção. Vemos disputa, guerra, doença e morte por todo lado. Mas há outro ângulo a ser considerado. A Bíblia fala de um mundo melhor, o mundo vindouro.

2. Em vista de que o mundo por vir será tão maravilhoso, desejamos saber o que a Bíblia ensina a esse respeito. Este mundo de pecado deverá ser destruído e todos os ímpios com ele. Deus, então, criará novos céus e uma nova terra. Note-se que em (saías 65:17-19; 66:22, 23 isto será assegurado:

o "Pois eis que Eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas. Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que Eu crio; porquê eis que crio para Jerusalém alegria, e para o seu povo regozijo. E exultarei por causa de Jerusalém, e folgarei do Meu povo, e nunca mais se ouvirá nela nem voz de choro nem de clamor." -Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de Mim, diz o Senhor, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que de uma `lua nova à outra, e de um sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante Mim, díz o Senhor. ,

A Bíblia faz referência ao que poderia ser chamado de os três céus. o atmosférico, o estelar e o paraíso.

 

O Céu Atmosférico

3. O céu atmosférico, ou seja, essa parte onde as nuvens se formam e onde os pássaros voam, pode ser considerado como o primeiro céu. Sobre este, lemos:

- "Disse também Deus: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus." Gênesis 1:20.

Do texto acima torna-se claro que o lugar no firmamento onde os pássaros voam e a atmosfera existe é chamado de céu, e portanto pode ser entendido como o "primeiro" céu.

 

O Céu Estelar

4. O céu estelar é aquela parte onde o Sol, a Lua e as estrelas ficam e se movimentam em suas órbitas. Notem-se as palavras de Deus a Abraão:

- ,Então conduziu-o até fora, e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se e que o podes." Gênesis 15:5.

Agora, leia-se o Salmo 19:1, 4:

- "Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de Suas mãos. ... Aí pôs uma tenda para o Sol."

Aqui vemos que Deus designou o espaço onde o Sol, a lua e as estrelas se localizam como céu. Este poderia ser considerado o "segundo" céu.

 

O Céu dos Céus

5. O céu dos céus é conhecido como o terceiro céu. Lemos com respeito a este céu que se trata de um lugar real.

- "Eis que os céus e os Céus dos Céus são do Senhor teu Deus, a Terra e tudo o que nela há." Deut. 10:14.

Note-se no Salmo 102:19 as palavras seguintes:

a "O Senhor do alto do Seu santuário, desde os céus, baixou vistas à terra." Nesse ponto, referência é feita não só ao "céu" mas ao "Céu dos céus." Este, de acordo com os textos bíblicos acima, é o lugar onde Deus habita e onde os remidos se apresentarão por fim em Sua sagrada presença. Esse lugar é por algumas pessoas imaginado como o Paraíso. À luz do que acabamos de ver sobre serem os céus atmosférico e estelar o primeiro e segundo céus, o outro pode ser tido, a exemplo do que se dava nas antigas escolas rabínicas, como o "terceiro" céu.

 

As Crianças Sempre Permanecerão Crianças?

6. Muitas pessoas se perguntam freqüentemente se as criancinhas permanecerão crianças, ou se crescerão após ingressarem no mundo por vir. A Bíblia responde em Malaquias 4:2:

o "Mas para vós outros que temeis o Meu nome nascerá o Sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria."

A declaração: "saltareis como bezerros" (H), significa duas coisas: primeiro, que as criancinhas crescerão como bezerros; segundo, que os adultos que diminuíram em tamanho ao longo de 6000 anos de pecado e degeneração atingirão estatura plena. Tem-se provado que os hábitos pecaminosos interferem no crescimento de um indivíduo. Portanto, podemos facilmente compreender que este período de 6000 anos de pecado é causa de nossa estatura ser muito menor do que poderia ter sido.

 

As Pessoas Idosas Permanecerão Assim Para Sempre?

7. Outra pergunta que a muitos preocupa é - irão as pessoas idosas no mundo do porvir continuar velhas para sempre ou recuperarão a juventude, permanecerão eternamente jovens? Há textos na Bíblia que realçam o fato de que não teremos organismos envelhecidos nesse mundo melhor. Note-se o que a Palavra de Deus tem a dizer sobre isso:

o "Porque eu sei que o meu Redentor vive, e por fim Se levantará sobre a Terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus." Jó 19. 25, 26.

O patriarca Jó reconhecia que seu corpo mortal seria destruído, mas a despeito desse fato, chegaria o tempo em que em sua carne, num novo corpo, ele veria a Deus.

Aprendemos pela Bíblia que Deus é imortal. Do texto acima descobrimos que seremos semelhantes a Deus: não com um corpo mortal, sujeito à morte, mas um imortal.

Davi abrigava esta preciosa esperança ao declarar a Deus:

o "Eu, porém, na justiça contemplarei a Tua face; quando acordar eu me satisfarei com a Tua semelhança." Salmo 17:15.

Este texto fala do justo como sendo semelhante a Deus. Assim, seremos perfeitos e teremos novos corpos, saudáveis e normais. Desse modo, os que são avançados em anos serão abençoados com a liberdade e alegria de sua juventude.

 

Irão os Justos Mortos Estar no Céu?

8. Segundo as Escrituras, os justos mortos deverão ser retirados da sepultura, ou ressuscitados dos mortos. Note-se a linguagem da Bíblia com respeito aos justos mortos:

o ''Eu os remirei do poder do inferno, e os resgatarei cia morte: onde estão, o morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua destruição?' Oséias 13:14

Para melhor ilustrar o poder de Deus em livrar os justos mortos, leiamos Daniel 12. 1, 2, que reza:

o "Nesse tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do Teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo será salvo o Teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro. Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para vergonha e horror eterno.''

Fica claro, pois, que os justos despertarão para a vida eterna, mas os ímpios para a perdição eterna. Notem-se, porém, estas belas palavras que dizem respeito à ressurreição dos justos dentre os mortos:

o "Então se abrirão os olhos dos cegos, e se desimpedirão os ouvidos dos surdos; os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; pois águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo." (saías 35:5, 6.

o "Naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro, e os cegos, livres já da escuridão e das trevas, as verão. Os mansos terão regozijo sobre regozijo no Senhor, e os pobres entre os homens se alegrarão no Santo de Israel." [saías 29:18, 19.

Aqui lemos a promessa de Deus de que mesmo o poder da morte não pode impedir a ressurreição do povo de Deus para desfrutar um corpo glorioso e imortal para a glória do Altíssimo.

Virá o dia em que Deus erradicará o pecado e os pecadores; então Ele criará um novo céu atmosférico e uma Nova Terra em que habita a justiça. Este mundo de pecado passará com todos os seus males e corrupção e outro, incontaminado, tomará seu lugar.

o "Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no Senhor possuirão a Terra." Salmo 37:9.

 

A Morte Poderá Voltar?

9. Algumas pessoas se perguntam se haverá morte no mundo futuro. A resposta é "Não". A morte jamais retornará. Note-se o que Isaías 35:10 declara:

o "Os resgatados do Senhor voltarão, e virão a Sião com cânticos de júbilo; alegria eterna coroará as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido."

Agora, leiamos [saías 25:8, 9 onde há esta promessa:

o "Tragará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor Deus as lágrimas de todos os rostos, e tirará de toda a Terra o opróbrio do Seu povo, porque o Senhor falou. Naquele dia se dirá: Eis que este é o nosso Deus, em Quem esperávamos, e Ele nos salvará; este é o Senhor, a Quem aguardávamos: na Sua salvação exultaremos e nos alegraremos."

Pensemos nisto! Os remidos viverão por toda a eternidade! A morte jamais ocorrerá.

 

Qual Será a Ocupação dos Remidos?

Acaso os justos na Nova Terra nada terão com que ocupar seu tempo? A grande alegria dos remidos será expressa em seus cânticos de louvor ao Senhor Deus dos céus. As abóbadas celestes ecoarão com os hinos daqueles que vivem para sempre no lar eterno dos filhos de Deus. Mas há um aspecto muito prático da vida dos redimidos no lar dos salvos. Vejamos o que [saías 65:21, 22 comenta a respeito:

o "Eles edificarão casas, e nelas habitarão; plantarão vinhas, e comerão o seu fruto. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque a longevidade do Meu povo será como a da árvore, e os Meus eleitos desfrutarão de todo as obras das suas próprias mãos."

Sim, Deus cuidará para que todos tenham algo a fazer a fim de que sejamos felizes e contentes. A vida eterna será maravilhosa. Note-se o que lemos em [saías 64:4:

a "Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de Ti, que trabalha para aquele que nEle espera."

 

Seremos Felizes se nos Separarmos Eternamente dos Amados?

11. Seria possível ser feliz quando separado eternamente de alguém muito querido? Isto tem intrigado milhões de pessoas. Mas está claro que os redimidos estarão plenamente "satisfeitos". Isto é expresso bem definidamente em Salmo 17:15 nestes termos:

o "Eu, porém, na justiça contemplarei a Tua face; quando acordar eu me satisfarei com a Tua semelhança."

Contudo, na Terra feita nova, muitas coisas que pertencem a este velho mundo de dor jamais virão à mente. Nas Sagradas Escrituras o Senhor torna claro isto. Notem-se estas palavras:

*"Pois eis que Eu crio novos céus e nova Terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas." Isaías 65:17.

Os amados que perdemos serão classificados com as "coisas passadas" que não serão lembradas nem virão à mente. Em outras palavras, todos os que habitam no reino de Deus serão felizes e alegres. Eles se lembrarão de todas as coisas boas mas não das pecaminosas. A felicidade será a primeira regra de seu lar eterno.

 

Preparação Para a Cidadania no Reino de Deus

12. O correto viver precisa ser aprendido aqui sobre a Terra. Como poder cantar os cânticos de Sião no mundo futuro a menos que os aprendamos aqui?

Conta-se uma história de certa família israelita bem religiosa em que várias pessoas estavam sentadas em torno de um fonógrafo. Entre essas pessoas havia um senhor idoso muito religioso que nunca tinha ouvido esse maravilhoso instrumento. A princípio, somente notas suaves foram tocadas. A face do velhinho exibia sua grande admiração. Logo mais o instrumento passou a tocar cânticos de Israel. Vozes estranhas e extraordinárias de muito distante, mas igualmente de tão perto, estavam entoando os acordes da fé de Israel. O ancião aproximou mais a cadeira e perdeu de vista tudo o mais ao redor. Logo uma doce voz foi ouvida cantando estas palavras de Sandier:

'Eli, 'Eli, Ia-mah 'a-zav-ta-ni?

Em fogo e chama, por toda parte eles nos queimam,

Perseguidos, desgraçados e sempre postos a sofrer,

Contudo ninguém conseguiu afastar-nos de Ti,

De Ti, meu Deus - e de Tua sagrada Toráh, de Teus mandamentos.

'Eli, 'Eli, Ia-mah 'a-zav-ta-ni? 'Eli, 'Eli, Ia-mah 'a-zav-ta-ni? Dia e noite, meu guia

Tua luz com reverência suprema eu guardo com respeito.

Tua sagrada lei, o meu Deus, Salva-me agora, oh poupa-me novamente Como fizeste a Teus filhos nos dias de outrora.

Ouve-me a lamentação, o Senhor, Somente Tu és minha salvação.

Ouve, Israel, Nosso Senhor é o nosso Deus, Nosso Senhor é Um!"

O domínio próprio do ancião rompeu-se completamente e, esquecendo-se de sua fraqueza, ignorando sua voz trêmula e a presença dos acompanhantes, ele alegremente se uniu ao cântico exaltando a proximidade e preciosidade de Deus. Ele há muito havia aprendido os cânticos de Sião, mas agora, ao ouvir vozes interpretando-os, não se lhe apresentavam como cânticos novos, mas como velhos e queridos. Se aprendermos a fazer melodia em nossos corações aqui, não teremos dificuldade em cantar hinos celestiais lá.

 

Maravilhas da Terra Renovada

13. As maravilhas da Nova Terra estão além da compreensão humana. 0 Senhor declara:

e "Mas os mansos herdarão a Terra, e se deleitarão na abundância de paz." Salmo 37:11.

o "0 lobo e o cordeiro pastarão juntos, e o leão comerá palha com o boi; pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o Meu santo monte, diz o Senhor" Isaías 65:25.

• "0 lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará." Isaías 11:6.

Pense como será magnífico aproximar-se sem temor de qualquer dos belos animais e caminhar em meio aos pássaros multicores que cantarão de modo tão maravilhoso.

Algum dia os fiéis serão capazes de desfrutar as fragrantes flores que jamais morrem e caminhar sobre o gramado que mais se assemelha a um macio tapete vivo.

Toda pessoa amante da paz aprecia a Natureza, mas nenhum artista foi jamais capaz de pintar um quadro real ou compreender as maravilhas do Céu e da Nova Terra. A mente humana é incapaz de entender as maravilhas e esplendores que nos esperam. Com respeito a isto, lemos no Salmo 31:19:

e "Como é grande a Tua bondade, que reservaste aos que Te temem, da qual usas, perante os filhos dos homens, para com os que em Ti se refugiam!"

 

Alegria do Cego que Passa a Ver

Conta-se a história de uma criança nascida em 1920 - cega. Observou-se que o bebê tinha catarata, mas o médico declarou que não podia operá-lo até que tivesse dezoito anos de idade. Em 1938 seu pai levou-o a um especialista de olhos para remover a catarata. A operação teve pleno êxito e quando chegou o dia de remover as bandagens, levaram-no a um quarto fracamente iluminado. Ele sentou-se numa cadeira enquanto a enfermeira removia-lhe as bandagens dos olhos. Seu pai estava sentado ao seu lado esquerdo, observando, e o médico permanecia do outro.

Quando a última faixa foi retirada, o paciente viu a face da enfermeira e exclamou: "Enfermeira, posso vê-la! Você é linda e seus olhos brilham. Diga-me, seus olhos realmente brilham?" Ela respondeu - "Sim, os olhos de todo mundo brilham." Então ele olhou para o homem sentado ao seu lado direito e perguntou: "Quem é você? O homem começou, "Eu sou..." Mas o rapaz interrompeu-o dizendo: "Doutor, eu reconheço sua voz. Oh, quão grato lhe sou por poder enxergar finalmente."

A seguir, olhando à sua esquerda, perguntou: "Quem é você?" O homem começou a explicar, "Eu sou . . ." 0 rapaz, porém, interrompeu-o dizendo: "Papai, reconheço sua voz. Estou tão feliz por poder ver." Então baixou a cabeça e começou a chorar. 0 pai levantou-se, colocou os braços ao redor de seu pescoço e perguntou: "Filho, por que está chorando? Pensei que estivesse feliz." Ele replicou: "Sim, papai, mas oh como gostaria que mamãe estivesse viva para que eu a pudesse ver agora." Seu pai lhe disse: "Filho, sei que você provavelmente deseja saber como era sua mãe, por isso trouxe comigo sua fotografia. Você se parece muito com ela!" O rapaz examinou atentamente a fotografia; então o pai entregou-lhe um espelho. Ao olhar para a fotografia e para o espelho, ele declarou: "Papai, você tem razão. Eu me pareço com mamãe."

Um ano depois, o jovem foi entrevistado por repórteres de várias associações de imprensa que lhe pediram para dizer qual havia sido sua experiência mais maravilhosa desde que obteve a visão. Ele explicou: "Nos primeiros seis meses eu não podia acreditar que este mundo fosse tão bonito. Achei-o tão fascinante que quase fui dominado pela alegria." Ele então foi indagado sobre quais eram, na sua opinião, os objetos mais bonitos no mundo, e comentou: "Cores." Confessou que jamais poderia imaginar que as cores fossem tão belas. Ele sempre havia pensado nelas como análogas a nossa concepção de uma gravura em preto e branco, com seus contrastes e destaques. A beleza das várias flores coloridas - vermelha, laranja, amarela, verde, azul e violeta - encantaram-no além de toda imaginação. De fato, tudo neste mundo ultrapassava sua mais sublime imaginação.

 

O Maravilhoso Mundo Por Vir

Esta é a maneira em que o Reino de Deus aparecerá a cada um de nós! Em (saías 64:4 a Bíblia declara:

e "Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com os ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de Ti, que trabalha para aquele que nEle espera.''

A Terra renovada será tão esplendorosa que Deus diz que não temos ouvido, nem percebido, nem podemos imaginar as maravilhas que contemplaremos se permanecermos justos. Nem tem o olho visto, nem o pincel de um artista é capaz de captar adequadamente as glórias do mundo por vir Como este mundo representou uma grande surpresa após a outra para o jovem que recuperou a visão, assim também se data com os redimidos no reino de Deus.

É por isso que Davi, escrevendo sob inspiração de Deus, declarou:

e "Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, o justos; exultai, vós todos que sais retos de coração." Salmo 32:11.

Entregue o seu coração a Deus para ter certeza de um lugar em Seu reino celestial, onde o Israel de Deus viverá por toda eternidade em verdadeira paz e segurança.

 

INSTITUTO DA HERANÇA JUDAICA

Caixa Postal: 60836 - AG. C. Limpo

CEP  05788-360  /  São Paulo – SP

 

HOME