Make your own free website on Tripod.com

Monte Sinai

 
Os Impérios do Oriente Médio e os Povos da Bíblia

 

Eloy Arraes Vargas

PARA O UNIVERSO NOSSO PLANETA É PEQUENINO,

PARA NÓS É UMA COISA IMENSA. 

 

Área total do planeta: 510,3 milhões km2

Área das terras emersas: 149,67 milhões km2  ( 29,31% )

Área dos mares e oceanos: 360,63 milhões km2 ( 70,69% )

Circunferência da Terra no equador: 40.075 km.

PARA DAR UMA VOLTA EM TORNO DE SI MESMO LEVA 24 HORAS; GIRA A UMA VELOCIDADE ALUCINANTE DE ~ 1.700 KM POR HORA  

 

MUNDO BÍBLICO CONHECIDO NO TEMPO DE DANIEL

clique nas figuras para ampliar

A título de curiosidade é possível comparar as áreas com algumas áreas mais ou menos conhecidas pelos brasileiros.

o mais importante que a Bíblia não lhes dá a qualificação de "Impérios Mundiais".

Há quem diga erroneamente que o mundo conhecido pelos Judeus no tempo de Daniel se resumia ao Egito, a Mesopotâmia e a Medo Pérsia e de uma forma nebulosa a Grécia.

Tal argumento é para justificar a qualificação de "Impérios Mundiais" dado para os Impérios :-Babilônico, Persa, e Macedônico (o qual costumam chamar de Grego).

Na realidade tais Impérios não eram mundiais e o mundo conhecido dos Judeus ia muito além dessas Áreas, só para citar alguns itens, sabemos que a Rainha de Sabá era da Etiópia , Os heteus (hititas) tinham o seu Império acima do que hoje conhecemos por Líbano e Siria, Os Judeus conheciam também Creta e muitas outras regiões; logo a qualificação de "Impérios mundiais" não se sustenta  nem pela área, nem pelo poder e nem pela cultura

Nem pelo seu tamanho poderiam ser considerados mundiais:-

Áreas para comparações:-Terra 510.300.000 km² - Brasil 8.500.000 km² - Minas Gerais 588.400 km2 - -  Pernambuco 98.938 km²

Irã (Pérsia) 1.648.169 km²- Turquia 779.452 km - Iraque(Babilônia) 434.128 km² Síria 185.180 Km²Soma TOTAL 3.046.956 Km² - Logo é muita pretensão chamarmos tais impérios de Mundiais;

 

Atlas histórico escolar do mec.

A esquerda podemos ver o Império Assírio, em verde, e na sua maior extensão incluindo a parte amarela.

Foi o império Assírio que destruiu o Reino das 10 tribos do norte de Israel; foi muito importante, mas os "analistas proféticos" esquecem completamente a existência desse império

O mapa acima - do Atlas histórico escolar do mec.- mostra  em laranja o império dos Medos e em verde o Império Babilônico o qual algum tempo chegou até o Egito.

O Império Babilônico veio logo depois do Império Assírio, é chamado por alguns de "Império Mundial"; mas basta olhar para o mapa ao lado para verificar que o Império dos Médos já era muito maior e mais poderoso que o Império Babilônico.

Um argumento inconsistente que tenho ouvido é que:- "O Império Babilônico era o mais poderoso da terra pois foi Daniel quem disse isso".

Evidentemente Daniel não poderia ter dito outra coisa, afinal ele estava falando com um Rei violento e se ele dissesse que o império de Nabucodonozor era inferior ao império vizinho, seguramente ele sairia do palácio carregado e sem cabeça.Devemos também nos lembrar que Daniel se refere a Reinos e não a Impérios.

Mesmo assim Daniel foi bastante corajoso ao dizer ao rei que depois dele haveria um outro império; tanto o Império Babilônico era inferior ao Persa que algum tempo depois os Persas dominaram totalmente os Babilônicos. ..

Atlas histórico escolar do mec.

A esquerda vemos um mapa do Império Persa; a Pérsia era uma região do Império dos Medos; notem que a Pérsia aparece em verde na parte sul do mapa; os Persas venceram os Medos e formaram um grande império, e a partir dai, com o Rei Ciro, dominaram toda a região até o que hoje conhecemos como Turquia e até o Egito; quando os Persas tentaram dominar as cidades Gregas sofreram grandes derrotas e a partir dai começou o declínio do "Império Persa"

O Mapa acima do -Atlas histórico escolar do mec -  nos mostra as conquistas de Alexandre da Macedônia.

Se observarmos  no noroeste do mapa, na cor laranja,  veremos a Macedônia; Convém lembrar que dos Reinos desse período e dessa região  a Macedônia é o único pais que existe até hoje como pais independente. O império Romano desapareceu e a cidade de Roma hoje é simplesmente a capital da Itália, O Império Babilônico desapareceu e da cidade Babilônia só restam ruínas, A Pérsia voltou a ser uma parte de um Pais que atualmente conhecemos como Irã.

As cidades Gregas formavam  uma confederação hoje parte delas fazem parte do pais chamado Grécia.

 ALEXANDRE MAGNO (336-323 ac) e seus sucessores.

A Macedônia é um estado que fica ao norte da Grécia, Seu povo admirava a cultura dos gregos e procurava imita-los; um dos seus reis:- FELIPE, enviou o seu filho ALEXANDRE  para estudar na Grécia, consta que Alexandre teria estudado com o famoso filósofo Aristóteles.

Com a morte de Felipe, Alexandre foi levado ao trono e, sendo jovem e aventureiro, montou um grande exercito e usando técnicas de guerra novas para a época (a Falange Macedônica).

Felipe saiu para a Guerra de conquista, dominou primeiramente a Grécia e em seguida avançou para a Ásia menor e avançou até o rio Indo; conforme ia conquistando deixava generais cuidando das terras conquistadas; quando voltava de suas conquistas morreu aos 33 anos de Idade.

Seu império foi muito curto (10 anos) mas sob o aspecto cultural foi muito longo pois seus sucessores, os quais tinham a mesma idéia de helenização dos povos que dominavam,  estiveram no poder até o ano 64 ac como veremos mais abaixo.

Muito embora Alexandre tivesse morrido, seus sucessores continuaram implantando a cultura grega e sob esse aspecto é que o império de Alexandre e seus sucessores é chamado de Império Grego.

Esse império de Cultura Grega dura perto de 250 anos desde 313 até 64 ac, e poderíamos dizer que durou muito mais pois quando Roma ia conquistando o Império Grego ia absorvendo a cultura Grega  que era muito mais evoluída do que a Romana. Os romanos adotaram até os deuses gregos.

Com a morte de Alexandre, cada um dos seus generais procurou conseguir mais o poder, houve muita luta entre eles, resumidamente destacamos alguns fatos do período que é muito confuso.

 

Com a morte de Alexandre o império fica assim dividido:

DIADOCOS 322AC.jpg (125187 bytes)

Historia del mundo - José Pijoan - Salvat editores - Barcelona vol 3

O mapa  é muito ilustrativo, por estar em boa resolução deve baixar com lentidão (clique no mapa) 

Perdicas (chefe) desde a fenicia até a india

Lisimaco fica com a  Trácia

Antipater - fica com a Macedônia  

Antígono fica com o  Capadócia

Eumênio fica com Lidia e Panfilia

Ptolomeu fica com  o Egito a Cirenaica e Arábia  

 

Os generais não ficaram satisfeitos com essa divisão, até porque outros generais não foram contemplados e iniciam uma luta de vida e morte entre si.

 

Morre Perdicas em 321 - a viúva de Perdicas casa-se com Lisímaco e é feita nova distribuição

Morre Antipater em 319

Depois de lutas e Mortes, em 319 ac CASSANDRO, LISIMACO,  ANTIGONO, PTOLOMEU E EUMENIO se unem para tomar a Macedônia  que era de ANTIPATER

 Em 311.  

Começa a era Seleucida; Seleuco (Rei do Norte)

 O general Seleuco domina a Babilônia a Pérsia e procura dominar a Terra Santa e o 

Egito de Ptolomeu (Rei do Sul).  

Em 310

São assassinados todos os descendentes de Alexandre.

Em 306 ac chegam a uma aparente solução

SELEUCO 306 A 281 (Babilônia e Síria)

CASSANDRO 306 A 297 (Macedônia)

ANTIGONO 306 A 301 (Grande Síria)

LISIMACO 306 A 281 (Tracia)

PTOLOMEU  (Continua com o Egito)

 

DIADOCOS 270AC.jpg (244827 bytes)

Historia del mundo - José Pijoan - Salvat editores - Barcelona vol 3

Em 270 ac  a divisão era a do mapa acima

Depois de Lutas e Assassinatos Sobram Somente 3 Estados.

MACEDONIA

EGITO

ASIA

ASIA com os sucessores de Seleuco  (rei do norte).

EGITO com os sucessores de Ptolomeu         (Rei do Sul)  

 

OS SELEUCIDAS (REI DO NORTE) PROCURAM CONQUISTAR A TERRA SANTA QUE ESTAVA EM PODER DOS PTOLOMEUS (REI DO SUL) E FINALMENTE CONSEGUEM.  

Em 168 ac os Romanos atacam a Macedônia em represália, pois a Macedônia estava apoiando um dos maiores inimigos de Roma - O General Anibal de Cartago, o qual fora o grande chefe da última guerra púnica -  A partir dessa data a Macedônia passa a ser tratada como província Romana.

Alguns analistas religiosos pretendem que com a queda  da Macedônia nas mãos dos romanos estaria terminado o "império Grego dos Diádocos" , basta olhar no mapa para ver que essa pretensão é completamente absurda, é como dizer que se eu cortar um pedaço do rabo do cachorro o cachorro deixa de existir.

O Império Seleucida durou ainda até o ano 64 ac quando Roma invade definitivamente seus territórios e a Siria e o Reino dos Macabeus foram incorporados ao Império Romano.

Entre 175 e 164ac  o Seleucida Antíoco IV resolve impor a força a Cultura Grega aos Judeus, profana o templo (167 ac) e instala uma estatua de Zeus no Templo  e sacrifica porcos dentro do templo..

Essa abominação provocou uma Guerra; entre líderes Judeus e os exércitos seleucidas os quais já vinham sofrendo pressões romanas  no noroeste do império. 

Os judeus chefiados por Judas Macabeu vencem (141 ac) e fazem a purificação do templo, fato esse que você poderá conhecer clicando no link . http://geocities.yahoo.com.br/vozdovelho/estudos/festadasluzes.htm

 

A tabela abaixo nos dá uma idéia da duração dos grandes reinos da antiguidade não se trata de uma linha do tempo completa pois não caberia numa página mas e suficiente para uma pesquisa de nível geral

Os Diadocos Seleucidas e Ptolomeus deixaram fortes marcas no território do povo Judeu como você pode ver no mapa abaixo das viagens de São Paulo ou em qualquer mapa bíblico.

NOMES DE CIDADES VINCULADOS AOS PTOLOMEUS E SELEUCIDAS

PTOLEMAIDA

SELEUCIA

CESARÉIA

ANTIOQUIA (SIRIA)

ANTIOQUIA (PANFILIA)  

DECÁPOLIS

"Os soberanos dos estados helenísticos fundaram muitas cidades, várias das quais subsistem:- Seleuco na Síria fundou 9 Seleucidas, 16 Antioquias, 5 Laodicéias (do nome de sua mãe Laodice), Essas cidades  tinham as ruas em xadrez, praças, monumentos, locais próprios para mercados. Mas os dois grandes centros da civilização helênica foram Alexandria e Pergamo." - Silva, Joaquim -"história Geral" 4ª edição.

 Bibliografia:

  Leveque, Pierrre e Bonin, Sergio - Rumos do Mundo volume III  "A Aventura Grega" -  Trata-se de uma coleção francesa dirigida por Lucian Febvre e Fernand Braudel,  presidente na Escola de Altos estudos de Paris.

 

A Coleção de 13 volumes está traduzida para o português de Portugal e foi publicada pela Editora Cosmos -Lisboa.

 

Pijoan, José - Historia del mundo volume III - - Salvat Editores S.A. - 

trata-se de uma coleção de 12 volumes em espanhol -

Maior, A. Souto - História Geral - 15ª Edição - Companhia Editora Nacional.

Enciclopédia conhecer volumes I, V, VI - No volume V há inclusive um pequeno estudo sobre o reino dos Diadocos e mapa ilustrativo.

Há material abundante na internet sobre o assunto, em sites altamente confiáveis produzidos por universidades e historiadores de responsabilidade reconhecida.

Como o assunto é tratado de forma indevida por vários grupos religiosos, convém que todo o material produzido e divulgado por esses sites seja cotejado com enciclopédias e com material produzido por autores não compromissados.

 


Você está preparado espiritualmente? Sua família está preparada? Você está protegendo seus amados da forma adequada? Esta é a razão deste ministério, fazê-lo compreender os perigos iminentes e depois ajudá-lo a criar estratégias para advertir e proteger seus amados. Após estar bem treinado, você também pode usar seu conhecimento como um modo de abrir a porta de discussão com uma pessoa que ainda não conheça o plano da salvação. Já pude fazer isso muitas vezes e vi pessoas receberem Jesus Cristo em seus corações. Estes tempos difíceis em que vivemos também são um tempo em que podemos anunciar Jesus Cristo a muitas pessoas.

Se você recebeu Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, mas vive uma vida espiritual morna, precisa pedir perdão e renovar seus compromissos. Ele o perdoará imediatamente e encherá seu coração com a alegria do espírito de Deus. Em seguida, você precisa iniciar uma vida diária de comunhão, com oração e estudo da Bíblia.

Se você nunca colocou sua confiança em Jesus Cristo como Salvador, mas entendeu que Ele é real e que o Fim dos Tempos está próximo, e quer receber o Dom Gratuito da Vida Eterna, pode fazer isso agora, na privacidade do seu lar. Após confiar em Jesus Cristo como seu Salvador, você nasce de novo espiritualmente e passa a ter a certeza da vida eterna em Seu Reino, como se já estivesse com Ele.  Se quiser saber como nascer de novo, CLIC AQUI AGORA!!!

No entanto, se a dificuldade está nas doutrinas (de homens) que a sua igreja prega, siga então o último conselho bíblico: Saia dela Povo Meu! Apoc 18:4.

...E, se Eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também. João 14:3

Esperamos que este ministério seja uma bênção em sua vida. Nosso propósito é educar e advertir as pessoas, para que vejam que Jesus está às portas!!!

Que Deus o abençoe.

 


Você está preparado espiritualmente? Sua família está preparada? Você está protegendo seus amados da forma adequada? Esta é a razão deste ministério, fazê-lo compreender os perigos iminentes e depois ajudá-lo a criar estratégias para advertir e proteger seus amados. Após estar bem treinado, você também pode usar seu conhecimento como um modo de abrir a porta de discussão com uma pessoa que ainda não conheça o plano da salvação. Já pude fazer isso muitas vezes e vi pessoas receberem Jesus Cristo em seus corações. Estes tempos difíceis em que vivemos também são um tempo em que podemos anunciar Jesus Cristo a muitas pessoas.

Se você recebeu Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, mas vive uma vida espiritual morna, precisa pedir perdão e renovar seus compromissos. Ele o perdoará imediatamente e encherá seu coração com a alegria do espírito de Deus. Em seguida, você precisa iniciar uma vida diária de comunhão, com oração e estudo da Bíblia.

Se você nunca colocou sua confiança em Jesus Cristo como Salvador, mas entendeu que Ele é real e que o Fim dos Tempos está próximo, e quer receber o Dom Gratuito da Vida Eterna, pode fazer isso agora, na privacidade do seu lar. Após confiar em Jesus Cristo como seu Salvador, você nasce de novo espiritualmente e passa a ter a certeza da vida eterna em Seu Reino, como se já estivesse com Ele.  Se quiser saber como nascer de novo, CLIC AQUI AGORA!!!

No entanto, se a dificuldade está nas doutrinas (de homens) que a sua igreja prega, siga então o último conselho bíblico: Saia dela Povo Meu! Apoc 18:4.

...E, se Eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também. João 14:3

Esperamos que este ministério seja uma bênção em sua vida. Nosso propósito é educar e advertir as pessoas, para que vejam que Jesus está às portas!!!

Que Deus o abençoe.

Clic Aqui para enviar esta Matéria para um amigo!

 

HOME

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

..