Monte Sinai

 
O Judaísmo Messiânico

 De um site judeo-messiânico

 

O QUE É O JUDAÍSMO MESSIÂNICO?

Judaísmo Messiânico não é um movimento completamente novo, mas antes a ressurreição de um movimento muito antigo. A identidade descrita sob o termo "Judaísmo Messiânico" era a identidade dos apóstolos e a comunidade de seguidores judeus "do Caminho" no primeiro e segundo séculos.

Judaísmo Messiânico é considerado por seus partidários como a mais recente fase no desenvolvimento histórico do autêntico Judaísmo Bíblico. É a religião de Abraão, Moisés, Davi, e dos profetas, cumprida pela vinda de Yeshua (Jesus) o Messias.

EM QUE O JUDAÍSMO MESSIÂNICO É DIFERENTE DO JUDAÍSMO TRADICIONAL?

Quanto ao Judaísmo Messiânico, o Judaísmo que acredita em Yeshua (Jesus) como Messias, os fatos são como segue:

A autoridade exclusiva para fé e prática é a Bíblia e consiste do Antigo e Novo Concerto.

O Judaísmo tradicional ensina que o Tanach (Escrituras hebraicas) e o Talmud são a Palavra Eterna de Deus, que ao Novo Testamento falta esta autoridade, e aquele Yeshua não é o Messias. O Judaísmo Messiânico, em contraste, ensina que o Tanach e as Escrituras do Novo Testamento são junto a Palavra Eterna de Deus, que o Talmud não tem esta autoridade, e que Yeshua é o Messias.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE O JUDAÍSMO MESSIÂNICO E O CRISTIANISMO TRADICIONAL ?

Durante 19 séculos, com raras exceções, tinha-se tornado habitual colocar o Cristianismo acima e contra o Judaísmo, como sua Antítese.

Desde o segundo século, muito se ensinou na Igreja que o Cristianismo é uma religião separada e distinta de Judaísmo. Embora os cristãos biblicamente fundamentados reconheçam que isto foi um erro, ainda é uma visão fortemente defendida entre muitas igrejas. Esta perspectiva promoveu a doutrina anti-bíblica segundo a qual as Escrituras hebraicas foram substituídas historicamente pelo Novo Testamento, que a Igreja substituiu Israel como as pessoas do pacto de Deus, e que aquele primeiros discípulos de Yeshua foram convertidos da religião judaica para uma nova religião chamada Cristianismo.

O Judaísmo Messiânico, em contraste, acredita que Yeshua não veio estabelecer uma nova religião, mas de fato cumprir uma antiga (Mateus 5:17). Defende a visão de que o Novo Testamento é uma continuação das Escrituras hebraicas (2 Timóteo 3:16), e enfatiza o amor de Deus e fidelidade para as pessoas judias (Romanos 11), ensinando aquele gentios a compartilhar (não assumir) as bênçãos que Deus deu a Israel (Romanos 15:27).

Finalmente, o Judaísmo Messiânico combate a idéia de que aquelas pessoas judias que seguem Yeshua se tornam convertido a outra religião, mas de fato permanecem judeus, judeus Messiânicos (Colossenses 4:11).

O QUE É UMA CONGREGAÇÃO JUDAICA MESSIÂNICA?

Imagine uma sinagoga onde o rabino, anciãos e toda a congregação praticam os ensinos das Escrituras Hebraicas e o Novo Testamento. Esta é uma congregação Judaica Messiânica.
Joseph Rabinowitz estabeleceu a primeira Sinagoga Messiânica conhecida dos tempos modernos em Kischineff, Rússia, 1882. Foi chamada "Sinagoga da Congregação de Israelitas do Novo Conserto."

COMO AS CONGREGAÇÕES JUDAICAS MESSIÂNICAS SATISFAZEM AS NECESSIDADES DAS PESSOAS JUDIAS?

"Como a um judeu será permitido manter a sua herança de Shabbat e festas enquanto estiver seguro ao pilar da revelação em Yeshua? Como um judeu permitirá aos seus filhos o crescerem com um senso de herança, ter um Bar Mitzvah e manter um envolvimento contínuo na comunidade judaica? A Sinagoga não abrirá sua porta para treinar as suas crianças e a maioria de igrejas locais não proverá isto. Como então? A resposta é claramente congregacional, para uma pessoa comum pode ser muito difícil ou até inadequado conseguir isto sozinho, ou através de simples encontros mensais ".

Os judeus são chamados por Deus para serem um povo especial e duradouro (Jeremias 31:35-36). Então, é importante para os judeus messiânicos manterem a sua identidade judaica e passar esta herança para a próxima geração. As Congregações Judaicas messiânicas ajudam a realizar isto dos seguintes modos:

Rabino/Rosh
As Congregações Judaica messiânicas provêem uma base de liderança que pode dar visão, conhecimento, sabedoria, discernimento e aconselhamento aos membros da comunidade com respeito a fé bíblica e estilo de vida judaico.

Calendário
As Congregações Judaicas Messiânicas seguem um ciclo anual de eventos referenciados nas Escrituras como "as festas solenes do Senhor" (Levíticos 23). Estes incluem serviços noturnos de adoração na sexta-feira e/ou sábado, reuniões de Rosh Chodesh (Lua Nova), Seder de Páscoa, como também as celebrações de Matzot (Pães Ásmos), Bikkurim (Primeiro Frutos), Shavuot (Semanas), Yom Teruah (Trombetas), Yom Kippur (Dia do Perdão), e Sukkot (Tabernáculos). Secundariamente, Purim (Muitos), Hannukah (Dedicação) e também são observadas outras comemorações tradicionais.

Dieta
As Congregações Judaicas messiânicas estimulam o comer as comidas biblicamente limpas.

Vestuário
As Congregações Judaicas messiânicas provêem um ambiente onde os homens podem usar o kippa (coberta de cabeça), tallit (manto de oração), tsitsit (franjas) e tefillin (filactérios). As mulheres às vezes também usam cobertas de cabeça apropriadas.

Símbolos
As Congregações Judaicas messiânicas apreciam objetos judaicos e símbolos que servem como lembranças das Escrituras e identidade judaica. Estes incluem Rolos da Torah, cálices de kiddush, menorás de sete braços, etc.

Música
As Congregações Judaicas messiânicas usam formas judaicas de música nos seus serviços e celebrações. Eles também têm amor pelo povo israelita e pela dança Chassídica.

Siddur
As Congregações Judaicas messiânicas incorporam nos seus serviços elementos selecionados do Siddur, o livro de oração judeu tradicional.

Comunidade
As Congregações Judaicas messiânicas são ativamente envolvidas na comunidade judaica local. Eles encorajam que os seus membros visitem outras sinagogas, assistam seminários em assuntos judaicos, e se afiliem a organizações filantrópicas judaicas.

Hebraico
As Congregações Judaicas messiânicas na diáspora estimulam a aprender hebraico como um segundo idioma. Os seus membros são estimulados a assistir aulas de hebraico, conversam com locutores fluentes e aprendem a liturgia hebraica.

Israel
As Congregações Judaicas messiânicas vêem Israel como uma pátria judaica. Os membros freqüentemente apoiam financeiramente a nação, participam de excursões anuais, e consideram fazer aliyah (retornar à terra).

Circuncisão
As Congregações Judaicas messiânicas promovem a prática bíblica do britmilah (mandamento da circuncisão) para crianças judias. No entanto, esta prática não é regra geral...

Crianças
As Congregações Judaicas messiânicas proporcionam para as crianças instrução nas Escrituras, e no significado e importância de viver um estilo de vida judaico bíblico. Freqüentemente, esta educação conduz para Bar Mitzvah ou Bat Mitzvah (uma cerimônia de passagem).

Educação de adulto
As Congregações Judaicas messiânicas buscam proporcionar para os seus membros continuidade na educação de adultos em todas as áreas de estudos judaico bíblicos e tradicionais.

Matrimônio
As Congregações Judaicas messiânicas provêem um ambiente para pessoas solteiras se conhecerem uns aos outro e achar os eventuais parceiros para o matrimônio. Elas fornecem aconselhamento matrimonial que orienta sobre vários aspectos da convenção bíblica, e de como manter uma casa judia bíblica. Também, as Congregações Judaicas messiânicas celebram casamentos judaicos tradicionais, e proporciona para os casais uma comunidade atenciosa, na qual eles podem começar as suas vidas de casados juntos.

Proselitismo
As Congregações Judaicas messiânicas provêem um contexto de comunidade no qual prosélitos podem ser recebidos por aliança na nação de Israel.

Morte
As Congregações Judaicas messiânicas respeitam e praticam a aproximação judaica bíblico tradicional para enterro e luto.

COMO AS CONGREGAÇÕES JUDAICAS MESSIÂNICAS PROCEDEM COM A VISÃO DO JUDAÍSMO TRADICIONAL SOBRE YESHUA?

Nunca foi apresentada claramente a verdade relativa ao rabino fazedor de milagres de Nazaré às pessoas judias.

As Congregações Judaicas messiânicas acreditam que Yeshua era 100% fiel ao Judaísmo bíblico e ao povo judeu. Todavia, muitos na comunidade judia tradicional o vêem diferentemente e combatem aqueles ensinos de Yeshua que estavam contrários à prática e fé judaica. A maioria dos proponentes desta visão não chega a esta conclusão por pesquisa, mas geralmente por um preconceito criado por 1900 anos de anti-semitismo Cristão. Esta caracterização de Yeshua raramente é questionada na comunidade judaica devido a um estigma colocado no estudo da vida dele e ensinos através da autoridade dos rabinos.

As Congregações Judaicas messiânicas buscam corrigir esta visão equivocada de Yeshua através do ensino, estimulando a pesquisa em fontes primárias como o Testamento Novo, e fontes secundárias, inclusive os escritos de Josefo, livros não-canônicos, targums aramáicos, literatura rabínica antiga e achados arqueológicos como os Rolos do Mar Mortos. Trabalhos contemporâneos sobre o Jesus histórico e o lugar do Messias no Judaísmo são valiosas fontes adicionais. As Congregações Judaicas messiânicas acreditam que a história apóia a perspectiva delas, e que esses que pesquisam a vida de Yeshua e seus ensinos, em última instância chegarão à mesma conclusão.

COMO AS CONGREGAÇÕES JUDAICAS MESSIÂNICAS TRATAM DO ANTI-SEMITISMO NA IGREJA?

O Holocausto representa a culminação trágica de atitudes anti-judaicas e práticas que tinham sido permitidas se manifestar - desenfreadamente - dentro ou perto da Igreja durante quase dois mil anos. Talvez a razão mais importante por que o Holocausto aconteceu é porque a Igreja esqueceu as suas raízes judaicas.

As Congregações Judaicas messiânicas acreditam que a educação é o meio mais efetivo de procedimento contra o anti-semitismo na Igreja. Os membros delas compartilham com os membros da Igreja sobre o amor de Deus e fidelidade para com os judeus, explicando o erro da teologia da substituição, e o dano que causou durante os últimos dois milênios. Rabinos messiânicos também estão dispostos a falar em igrejas locais no propósito de Deus para com os judeus, e o significado do compromisso do Concerto de Deus para com Israel. Eles alertam estas igrejas para as raízes do anti-semitismo cristão histórico, e explicam como a Igreja deve se prevenir para que nunca mais se tornem seus cúmplices. Os rabinos messiânicos ensinam freqüentemente no valor prático da Lei de Deus para os judeus e gentios, no judaísmo de Jesus, e na história do anti-semitismo cristão. Destes e muitos outros modos, as Congregações Judaicas messiânicas agem como pontes de reconciliação entre igrejas e sinagogas pelo mundo afora.

Clic Aqui Para Ver NOSSAS CRENÇAS

VISITE A NOSSA LOJA ON-LINE


Você está preparado espiritualmente? Sua família está preparada? Você está protegendo seus amados da forma adequada? Esta é a razão deste ministério, fazê-lo compreender os perigos iminentes e depois ajudá-lo a criar estratégias para advertir e proteger seus amados. Após estar bem treinado, você também pode usar seu conhecimento como um modo de abrir a porta de discussão com uma pessoa que ainda não conheça o plano da salvação. Já pude fazer isso muitas vezes e vi pessoas receberem Jesus Cristo em seus corações. Estes tempos difíceis em que vivemos também são um tempo em que podemos anunciar Jesus Cristo a muitas pessoas.

Se você recebeu Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, mas vive uma vida espiritual morna, precisa pedir perdão e renovar seus compromissos. Ele o perdoará imediatamente e encherá seu coração com a alegria do espírito de Deus. Em seguida, você precisa iniciar uma vida diária de comunhão, com oração e estudo da Bíblia.

Se você nunca colocou sua confiança em Jesus Cristo como Salvador, mas entendeu que Ele é real e que o Fim dos Tempos está próximo, e quer receber o Dom Gratuito da Vida Eterna, pode fazer isso agora, na privacidade do seu lar. Após confiar em Jesus Cristo como seu Salvador, você nasce de novo espiritualmente e passa a ter a certeza da vida eterna em Seu Reino, como se já estivesse com Ele.  Se quiser saber como nascer de novo, CLIC AQUI AGORA!!!

No entanto, se a dificuldade está nas doutrinas (de homens) que a sua igreja prega, siga então o último conselho bíblico: Saia dela Povo Meu! Apoc 18:4.

...E, se Eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também. João 14:3

Esperamos que este ministério seja uma bênção em sua vida. Nosso propósito é educar e advertir as pessoas, para que vejam que Jesus está às portas!!!

Que Deus o abençoe.

 

 

 

HOME