|
Monte Sinai |
Grupos de Estudos Leigos SERMÃO - III
|
EM BUSCA DO PENTENCOSTES
Introdução 1. Atos, 2:1 a 13 2. PENTENCOSTES – · Os judeus chamavam a festa das semanas. · Eles observavam 7 semanas após a Páscoa (1) Na festividade, ele realizava sacrifícios. (2) Acontecia a oferta dos primeiros frutos da terra ( reconhecimento de Deus como o autor e o domínio de todas as coisas) (3) Festejavam a LEI dada no Sinai cinqüenta dias após a saída dos israelitas do Egito. · Era o qüinquagésimo dia após o segundo dia da páscoa. (4) Observando o ocorrido no Pentecostes no da morte e ressurreição do nosso Sr. Jesus Cristo, declara a serva do Senhor: “O espírito Santo veio sobre os discípulos, que espectantes oravam, com uma plenitude que alcançou cada ser. O Ser infinito revelou-se em poder a Sua igreja. Era como se por séculos esta influência estivesse sendo reprimida, e agora o Céu se regozijasse em poder derramar sobre a igreja as riquezas da graça do Espírito.” Atos dos Apóstolos, 38:01. Grifo nosso.
I. O PENTENCOSTES FOI O COMEÇO
A RETROSPECTIVA
1. Antes da manifestação do espírito Santo, os discípulos viviam num discordante relacionamento. Lutas por posição e incompreensão das verdades e ministério de Cristo era freqüente na vida dos deles.
B. O QUE MODIFICOU?
1. As palavras de Jesus no Seu último diálogo com eles. Atos, 1:8 - As últimas palavras.
2. Logo após o contato com os anjos que avivaram na mente dos discípulos com a esperança no retorno da volta do nosso Senhor, eles voltaram ao espectante povo judeu cobertos por duas alvissareiras promessas. Atos, 1:10 e 11· Recebereis a virtude do espírito Santo – Promessa. · CRISTO VOLTARIA como subira – Esperança.
3. A promessa fez a diferença “O espírito Santo precisa estar presente, se qualquer resultado real tiver que ocorrer.” Norman Champlin, Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo, vol. 2, pág. 248. C. “F I C A I EM JERUSALÉM”
Lucas, 24:49
1. No local onde Cristo fora rejeitado, iniciara ali o testemunho dEle através dos Seus discípulos. 2. Não ficaram em Jerusalém parados, envolvidos com a vida material mas, enquanto esperavam o cumprimento da promessa fizeram seis coisas fundamentais para quem busca o cumprimento da promessa. q “Humilharam o coração em verdadeiro arrependimento.... q “Confessaram sua incredulidade.... q “Meditando na vida de Cristo.... q “Oraram com intenso fervor para serem habilitados a se aproximar dos homens, e em seu trato diário, levar pecadores a Cristo.... q “Profundo exame de coração.... q “Reclamavam (cobravam) a promessa....” EGW, Atos dos Apóstolos, pág. 36 e 37.
D. LÍNGUAS E FOGO – SÍMBOLOS Atos, 2:03
1. Símbolos...
· Línguas: “Um emblema do Dom dado aos discípulos os quais os capacitava a falar fluentemente línguas com as quais não tinham nenhum contato.” EGW, Atos dos Apóstolos, pág. 39:01. · FOGO: “Aparência de fogo significava o zelo fervente com que os apóstolos trabalhariam, e o poder que assistiria Sua obra.” Idem, 39:01
2. Conversões Atos, 2:37, 38, 41 e 47
ü Aos muitos lugares.... ü Aos presentes e aos ausentes.... ü Pedro – “Quase três mil num só dia!”
# “O espírito Santo fez por eles o que não poderiam fazer por si mesmos em toda a sua existência.” Idem, pág. 40
# “Era uma evidência clara aos ouvintes de que o trabalho dos apóstolos recebia o sinete do Céu.” Idem, pág. 40.
3. Desde então, os discípulos jamais foram os mesmos.
Atos, 4:33
II. ATÉ QUANDO O PODER DO SANTO ESPÍRITO ESTARIA NA IGREJA?
A PARA SEMPRE
1. “Até o fim do tempo , a presença do espírito Santo deve ser encontrado com a verdadeira Igreja.” Idem, pág. 55. 2. João, 14:16 e 17 - Encontro: não pedimos o espírito Santo, não pedimos nada.
III. VIVENDO PARA RECEBER O PODER...
A “DERRAMAR”
Joel, 2:28 e 29 – “ Derramar” “Quando se aplica ao espírito Santo, a referencia parece dizer respeito ao derramamento do Espírito, vindo das alturas da parte de Deus, e associa-se com o perdão de pecado (Atos:, 2:38)” I. Howard Marshall.
1. Temos uma PROMESSA e compele-nos cobrar. Zacarias, 10:1
ü Ellen White faz associação desse texto com o derramamento do espírito Santo. Diz-se que...:
q Chuva temporã: No Pentecostes. q Chuva Serôdia: Nos últimos dias.
B. “BUSCANDO”
Mateus, 7:7 a 11
C. SEM O SANTO ESPÍRITO è “N A D A”
João, 16:24
1. Pedindo, receberemos. Portanto, busquemo-Lo em oração. Busquemo-Lo já! 2. Está acontecendo o Pentecostes particular em muitos corações e em muitos lugares. 3. Lembremo-nos que: “ Sem a presença do Espírito de Deus, nenhum coração será tocado, nenhum pecador será ganho para Cristo.” Nisto Cremos, pág. 97.
CONCLUSÃO:
1. “Onde pouco se ora, aí há pouco poder”. Vamos buscar e rogar ao Senhor da seara que nos conceda o poder do espírito Santo abundantemente em nossas vidas.
2. Os discípulos para alcançar a promessa, eles
Þ Oraram (Atos, 1:14). Þ Arrependeram-se dos seus pecados (Atos, 2:38 e 39). Þ Puseram de lado as divergências (Atos, 1:14). Þ Estavam prontos para testemunhar (Atos, 1:8). 3. Eliseu e a porção dobrada do Espírito.
2 Reis, 2:9 a 11
Ø O que Eliseu poderia Ter pedido ao profeta Elias? (se fosse hoje....) Carro, casa, dinheiro, sucesso, família.... Ø Mas ele pediu porção dobrada do espírito Santo. Ø Deus lhe concedeu o seu pedido (relatar a história do chamado de Eliseu e como Deus manifestou em sua vida o poder. (1) ressuscitando mortos, (2) derrotando exércitos, (3) Curando enfermos, etc.. Interessante é observar que a Bíblia dedica mais falando do ministério de Eliseu do que mesmo do profeta Elias.
4. Compromisso – Solicitar a todos que orem pedindo o Poder em:
a) Por mim – na vida de quem ora. b) Pela a igreja local, incluindo o nome do pastor da Igreja. c) Para um Reavivamento da comunhão, amor entre os crentes e salvação dos perdidos.
executarmos a missão a nós confiada nesses últimos dias. Que Deus nos abençoe!
“Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.” Amém? Amém!
|